segunda-feira, 9 de novembro de 2015


                                 A importância das florestas 

Floresta é qualquer grande área de terra coberta de árvores ou outra vegetação que produza madeira, onde as copas se tocam formando um "teto" verde. Mata, mato, bosque, capoeira e selva são alguns dos nomes populares dados à floresta.

 

( plantas do uem maputo, campus Universitário).

As florestas por serem formadas por um grande número de plantas, também tem sua importância na fotossíntese que só se realiza por meio delas, ou seja, a produção do oxigênio que é indispensável à vida
Elas também servem para a proteção do solo contra erosões e degradações naturais que seriam causados pela chuva, vento ou por secas. Aliás, uma das características mais notáveis nos ambientes florestais são as grandes concentrações de chuva.

As florestas fornecem madeira de vários tipos e são fundamentais para a economia de muitos lugares. A madeira usada, contudo precisa ser reposta através do reflorestamento, que no Brasil é obrigatório para todos os que fazem uso de madeira ou produtos derivados dela.
As plantas ali encontradas são usadas como matéria-prima para a produção de remédios, cosméticos, borracha e muitos outros produtos que usam plantas como matéria-prima.
Por fim, as florestas são habitat do maior número de espécies encontrados no planeja terra. Pássaros, insetos, mamíferos, répteis, peixes, entre outros. Segundo a Wikipédia, só na Amazônia foram catalogados 2,5 milhão de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e cerca de 2.000 aves e mamíferos.


RECOMENDAÇÕES



É preciso uma atuação forte do Poder Público, criando práticas que garantam à floresta um poder econômico, tornando-se assim pouco rentável o seu desmatamento. É preciso dar valor econômico à floresta em pé. Todavia, para isso, a exportação da carne precisa não ser rentável mas sim de uma forma sustentável . Os outros países precisam saber que a carne que eles consomem do Mcambique, em particular maputo, carrega um custo muito alto à sobrevivência de todos nós. Por isso, apesar de ser uma carne mais saudável, ela esconde uma destruição imensa que trará repercussões muito destrutivas em futuro próximo.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

                  Saneamento Ambiental

Saneamento ambiental é o conjunto de investimentos públicos em políticas de controle ambiental que busca resolver os graves problemas gerados na infraestrutura das cidades, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.









 






São  factos verificados na cidade de Maputo, que no tempo chuvoso provoca cheiro desabado, devido o congestionamentos das aguas da chuvas e também das fossas nas vias de acesso. (Estradas e caminho dos bairros).

Saneamento básico.


Saneamento básico compreende um conjunto de medidas que têm importância fundamental na conservação do meio ambiente e na qualidade de vida dos habitantes das cidades, são elas, o abastecimento de água, a rede de esgotos, a limpeza pública e a colecta de lixo, serviços que revelam as condições ambientais dos centros urbanos.

Exemplo: construção de valas nas vias de acesso.
 








O conselho municipal da cidade de Maputo, esta a trabalhar nestes problemas de saneamento, na construção das valas e fossas, criação e fornecimentos de canalização da agua potável a população da cidade, sobre tudo nos bairros mais rurais, como Maracuene, Zimpeto, Mahotas e outros.