Consumo sustentável
Consumo sustentável ou Consumo responsável é um comportamento que incorpora o fato de que os recursos são limitados, e corresponde a um engajamento ativo cívica para a qualidade de vida pessoal e coletiva.
Consumir de maneira sustentável significa consumir melhor e menos levando em consideração os impactos ambientais, sociais e económicos das empresas e dos seus produtos (cadeias produtivas).
O consumo é um desafio ambiental já que há uma nova e crescente classe média dos países emergentes como Brasil, China, Índia.
O consumo sustentável baseia-se na ideia de que o planeta não pode suportar os velhos padrões utilizados nas últimas décadas para a extração, produção, comercialização e descarte de bens.
A importância do consumo sustentável
A maior barreira para exercer o consumo sustentável é o preço, já que esse tipo de produto é ainda mais caro, e mercados como Moçambique.
É importante fazer um consumo sustentável na medida que as pessoas tenha noção do consumo sustentável.
veja a imagem a seguir de uma torneira de água.

Então ao utilizar a água., por exemplo devemos usar de uma maneira sustentável. isto e o uso de seu entorno. não levar uma quantidade que nos não vamos conseguir usar quando faremos as nossas atividade.
Eu como educador Ambiental, o que eu tenho visto atualmente e o seguinte no meu bairro as pessoas usam mal água.
exemplo: Quando usam água, poém uma quantidade maior na bacia, uma vez nas família sem chuveiro, tomam banho e dispensam a água.
isso deves porque a pessoa não sabe calcular a sua quantidade mínima para sua utilização.
existem outros recursos que o homem utiliza mal, não conseguem fazer o consumo sustentável como exemplo: exploração da madeira,a caça,a pesca,e outros.
sou Manuel, gosto de cuidar do ambiente, só hoje em dia o ambiente fica modificado cada dia que passa.
ResponderEliminareu como educador ambiental tenho o direito de sensibilizar a população ou a comunidade em geral a ter consciência do meio ambiente.
oi manuel, concordo contigo e acredito que juntos vamos vencer a crise.
ResponderEliminar