quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Degradação do solo e as conseqüências da erosão acelerada pelo homem.



A desertificação é considerada um dos problemas mais graves decorrentes da degradação do solo, pois pode levar milhares de pessoas a terem que deixar suas terras.

Mais de 50  pessoas vive em distritos áridas, semi-áridas e subhúmidas secas, responsáveis por 10% da produção de alimentos em moçambique. Em áreas como no distrito de  Marracuene. já pode observar esta situção de degradação do solo.





Solos do Nosso Distrito de Marracuene, "Provincia de Maputo"

Cerca de 80 % do território Moçambicano (mais de 1,2 milhão de quilómetros quadrados) pode se tornar desértico, uma área habitada por 15 milhões de pessoas,  segundo o Ministério do Meio Ambiente. 

A erosão pode ser um processo natural e importante para a formação dos relevos, quando é resultado do transporte do solo pela água, vento ou gelo. O problema ocorre quando há intervenção humana, com a destruição de florestas, uso agrícola intensivo, a expansão desordenada das cidades ou as poluições orgânicas e industrial, que levam a uma erosão mais severa.






Erosão das chuvas em marracuene, em Maputo. 




São factos do distrios, o governo deve ajudar a nossa comunidade  nesta situacão, são momentos triste para nossa via no nosso bairro.


Maputo, Setembro,2015
manuel jose tomas

3 comentários:

  1. Perfeita observação,, mas a única coisa que eu condeno de nó os educadores ambientais é o habitual facto de expor casos, criticar e mais mas no fim não apresentar alguma solução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estamos a sinsibilizar as pessoas de modo a ter consciencia do meio em que estamos inserido, e precisso educar para termos um ambiente saudavel e equlibrado.

      Eliminar
  2. Perfeita observação,, mas a única coisa que eu condeno de nó os educadores ambientais é o habitual facto de expor casos, criticar e mais mas no fim não apresentar alguma solução.

    ResponderEliminar