sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Poluição atmosférica.

Desde a metade do século XVIII, com o início da Revolução Industrial na Inglaterra, cresceu significativamente a poluição do ar. A queima do carvão mineral (fonte de energia para as máquinas da época) jogava na atmosfera das cidades industriais da Europa, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o homem teve que conviver com o ar poluído e com todas os danos advindos deste "progresso" tecnológico.


A poluição atmosférica (ou do ar) pode ser definida como a introdução na atmosfera de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades dessa atmosfera, afetando, ou podendo afetar, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contacto com essa atmosfera.


Estes são exemplos de queimada que poluem o meio ambiente, que é a própria a
poluição do ar ou atmosférica.









                                                  (Maputo, bairro das Mahotas. zonas das margens, 01/10/2015.)

Poluição Atmosférica consiste na emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasoso em quantidade superior à capacidade de absorção do meio ambiente, interferindo no equilíbrio e mecanismo de proteção da Terra.  consequentemente com maior emissão de gases poderá provocar o fenómeno de efeito de estufa.


 As causas




Recomendações.

O homem tem procurado encontrar medidas para solucionar estes problemas ambientais. Os sistemas tecnológicos estão avançando no sentido de criar máquinas e combustíveis cada vez menos poluentes ou que não gerem nenhuma poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível, Em Moçambique é preciso criar estratégias de modo a minimizar esta situação, onde as fabricas, Exemplo da "Mozal na Matola." tem de ter filtros, para poder filtrar o ar poluente.





Sem comentários:

Enviar um comentário